O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem consoante as tradições regionais e, ficou associado ao dia de todos os Santos (dia 1 de novembro) e à “Lenda de S. Martinho”.
A lenda conta que São Martinho foi um soldado Romano que viveu no século IV e encontrou por acaso um mendigo em Amiens (França). Como o tempo estava frio e o mendigo sem roupa, Martinho cortou o seu manto, em duas partes e deu uma delas ao mendigo. São Martinho morreu após uma vida cheia de ações de caridade, em 11 de novembro, que coincide com as primeiras castanhas da estação. Daí, talvez, a ligação da lenda do São Martinho com os Magustos.
Aproveitamos assim esta época, para realizar na nossa escola múltiplas atividades relacionadas com o outono, com as castanhas e com o dia de S. Martinho. Foram exploradas histórias, contos, bandas desenhadas e lendas; memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas, trava-línguas, canções..., e ainda, foram realizados jogos, representações, pinturas, ilustrações, tiaras e cartuchos com materiais de desperdício.
Folhas várias, castanhas, ouriços, espigas, pincéis, tintas, cola, plástico e adereços decorativos, foi tudo quanto necessitamos para “construirmos” cartazes relacionados com estes temas.
Como as crianças adoram participar e ajudar os adultos na preparação de variados pratos e sobremesas e, sendo a castanha um fruto da época, tivemos oportunidade também, de realizar uns deliciosos “Biscoitos de castanhas”.
Participar em todas estas atividades e diferenciar as experiências, foram estratégias educativas que dispuseram para um enriquecimento cultural e partilha de saberes.
Como manda a tradição, no dia de S. Martinho não puderam faltar as castanhas quentinhas, a fogueira e muita animação.
Nesta data celebrada
Com castanhas e suminho
Realizamos o Magusto
Viva! Viva o S. Martinho.
EB1/JI de Teixugueira
Sem comentários:
Enviar um comentário