terça-feira, 15 de novembro de 2011

Que susto! É Halloween, em Silvares!

Como muitas outras tradições anglo-saxónicas, o Halloween já não passa despercebido entre nós, embora as suas raízes estejam essencialmente em países como os Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, dando seguimento a antigas celebrações pagãs dos povos celtas.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício. Esta designação perpetuou-se e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim como “dia das bruxas”, dando origem a esta lenda histórica.
As bruxas têm um papel relevante na maioria dos contos infantis: em quase todos eles são as personagens malvadas e daninhas. O certo é que as bruxas encarnam, na literatura oral, tudo o que a imaginação popular não pode explicar. E nestes contos populares, essas forças inexplicáveis e maléficas são sempre derrotadas pelos heróis. Na atualidade, também existem bruxas que são bondosas e ajudam os outros, olham pelas crianças, são afáveis e doces.
Sendo o Halloween uma tradição anglo-saxónica, tem vindo a conquistar, aos poucos, os adultos e as crianças do nosso país. Brincar ao faz de conta no Jardim de Infância, tem o poder de transformar crianças, em pequenas bruxas, monstrinhos … Esta foi uma ocasião para as crianças se divertirem e mostrarem a sua criatividade.

jardim de infância de Silvares








Sem comentários:

Enviar um comentário