terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pequenos padeiros em Silvares

A 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação, pelo que a E.B./J.I. de Silvares decidiu dedicar à alimentação saudável e à importância que esta assume nos alunos, algumas atividades diversificadas. Estas passaram pela confeção de pão, na exploração da roda dos alimentos, pela apresentação do conto tradicional “A galinha ruiva” no quadro interativo, canções, lengalengas, adivinhas, poesias, ilustrações e pela realização de jogos educativos.
Segundo a nova roda dos alimentos, o grupo dos “cereais e derivados, tubérculos”, deve ocupar cerca de 28% na alimentação diária. Assim, o pão é um importante elemento duma alimentação equilibrada. Fornece uma grande variedade de proteínas, hidratos de carbono, cálcio, fibras, ferro e vitaminas, especialmente em vitaminas do complexo B. É um alimento essencial à saúde, propulsionador de energia e é muito importante numa dieta alimentar. O que deve ser motivo de preocupação para uma dieta de baixa caloria é o recheio que se coloca no pão.
Muitos de nós guardamos na nossa memória a recordação de um familiar ou de um vizinho que faziam pão, e desejamos partilhar essa recordação para estabelecer um diálogo enriquecedor com o presente. Confecionar pão na escola, foi uma atividade que teve o objetivo de aproximar ao mundo das crianças, os processos por que passam a confeção do pão até chegarem às nossas mãos e ampliar, de alguma forma, os seus conhecimentos, criando-lhes curiosidade e motivando-os para a aprendizagem. Procuramos que os alunos fossem nossos “ajudantes de padaria”. Esta ideia tornou-se divertida, pois permitiu que os mesmos observassem, tocassem e manipulassem alguns ingredientes.
“Pensar pedagogicamente a alimentação é interpretá-la como ato de cultura. As conceções alimentares, as preferências gustativas, os hábitos de higiene e os gestos de etiqueta correlativos traduzem modos de pensar, sentir e agir…” Participar em todas as etapas da confeção dos pães e diferenciar as experiências, foram estratégias educativas que dispuseram os alunos para uma sensibilidade alimentar que excedeu os limites iniciais do conhecimento de cada criança. Aprendizagens que conhecidas e compreendidas poderão assegurar o êxito de hábitos saudáveis implementados e, com alguma persistência e exemplo, salvaguardarão a saúde destas gerações no futuro. Não se esqueça, dê o exemplo!













 

Sem comentários:

Enviar um comentário