terça-feira, 22 de janeiro de 2013

“Conversas com Mães”, em Silvares


O livro “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupery, é uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de fato são os valores da vida. Quem leu este livro, lembra-se com certeza do amor e carinho que este principezinho dedicou à sua flor, de como ela cresceu e se tornou mais forte com os seus cuidados. Não será isto o que se passa com as nossas crianças? É com o nosso amor, proteção e disponibilidade que eles, tal como a flor da história se tornam mais fortes e melhores seres humanos.
As crianças experimentam ao ouvir o outro, e em especial as suas mães, uma agradável sensação de bem-estar, plenitude e harmonia que lhes permite sentirem-se protegidos, ouvidos e mais unidos à outra pessoa, apaziguando os seus receios e alegrando as suas vivências da infância.
Em parceria com a Biblioteca Escolar, foi dinamizada, na EB1/JI de Silvares, a atividade intitulada “Conversas com Mães”, que teve como principais objetivos valorizar a história pessoal, social e cultural das famílias através do conhecimento de alguns episódios e testemunhos do passado; conhecer, respeitar e valorizar as mães; levar os alunos a identificarem-se como membro de uma família, apreciá-la como própria e particular, a partir das observações, histórias e experiências. Foram apresentadas histórias, explorados livros/contos e recitadas poesias por algumas crianças. As mães interagiram com as crianças, relataram vivências/experiências e escutaram com atenção a intervenção de alguns alunos. No fim todos os participantes realizaram o registo desta atividade num livro e realizou-se um lanche convívio.
Estas aprendizagens /experiências, basearam-se na exploração do carácter lúdico da linguagem, no prazer em lidar com as palavras, sons e na descoberta das interpretações, levando a que as crianças vivenciassem um conjunto de experiências.
Ao observar, apresentar, partilhar acontecimentos e vivências, surgiram conversas, perguntas, conteúdos e momentos significativos, de convívio e cumplicidade.
Fica aqui um desafio, para que os pais e encarregados de educação, consigam mudar alguma coisa na organização das suas vidas, permitindo assim criar um envolvimento mais humano, caloroso e uma intimidade autêntica com os seus educandos.

EB1/JI de Teixugueira - Silvares 








Sem comentários:

Enviar um comentário