terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA DA MÃE EM SILVARES

As Celebrações mais antigas do Dia da Mãe estão associadas às comemorações do início da Primavera na Grécia antiga, onde se honrava Rhea, a mãe dos deuses gregos. Em Roma este dia era dedicado a Cybele, a mãe dos deuses romanos.
Durante o século XII, em Inglaterra, o 3º domingo da quaresma chamava-se “O Dia da Mãe”. Neste dia era concedido um dia de folga para todos o passarem com as suas mães.
Em Portugal, o Dia da Mãe era celebrado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Atualmente, celebra-se no primeiro domingo de maio.
 A participação/interação das mães na vida escolar dos seus educandos é cada vez mais importante para uma educação de sucesso, com sucesso e para o sucesso. Ser mãe não é uma tarefa fácil, mas pode e deve ser muito gratificante. Atualmente, a maioria das mães trabalha fora de casa e tem de acumular esta função e todas as exigências que lhe são inerentes com a vida familiar (ser mãe, amiga, companheira, filha, irmã), o que não é nada fácil. Estar pouco tempo com os filhos e não poder acompanhar mais o seu quotidiano são fatores que preocupam muitas mães. Contudo, o amor maternal consola, assegura, aceita, protege e reconforta. O amor entre mães e filhos não vai mudar nunca!
 No âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar e inserido nas práticas educativas deste estabelecimento de ensino, foram dinamizadas atividades diversificadas relacionadas com a comemoração deste dia. Assim, a EB1 em articulação com a B.E. nos dias 15 e 18 de maio, receberam as mães, para uma animada conversa. As mesmas tiveram oportunidade de participarem na apresentação da história digital, “Mãe, Querida Mãe ”, relataram experiências de vida/vivências e registaram esta participação. Ao observar, apresentar, partilhar acontecimentos e vivências, surgiram conversas, perguntas, conteúdos e momentos significativos, de convívio e cumplicidade.
Em contexto de sala de aula, este tema foi ainda explorado pelos alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo através de poesias, canções, trava-línguas, lengalengas, ilustrações, pinturas… Cada aluno realizou ainda um presente e um postal para oferecer à mãe.
Estas atividades tiveram como principais objetivos valorizar a história pessoal, social e cultural das famílias através do conhecimento de alguns episódios e testemunhos do passado; conhecer, respeitar e valorizar a importância dos laços familiares e o papel fundamental das mães na educação dos seus filhos; estimular a aproximação da família à escola e levar os alunos a identificarem-se como membro de uma família, apreciá-la como própria e particular, a partir das observações, histórias e experiências.
As crianças participaram com alegria e entusiasmo em todas as atividades. Uma vez mais esta atividade revelou-se um sucesso.


“A educação é uma comunicação de valores vividos pessoalmente. Nós só temos uma oportunidade na vida para educar os nossos filhos. Não a podemos desperdiçar.”

EB1/JI de Teixugueira – Silvares












Sem comentários:

Enviar um comentário