As Celebrações mais antigas do Dia da Mãe estão associadas às comemorações do início da Primavera na Grécia antiga, onde se honrava Rhea, a mãe dos deuses gregos. Em Roma este dia era dedicado a Cybele, a mãe dos deuses romanos.
Durante o século XII, em Inglaterra, o 3º domingo da quaresma chamava-se “O Dia da Mãe”. Neste dia era concedido um dia de folga para todos o passarem com as suas mães.
Em Portugal, o Dia da Mãe era celebrado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Atualmente, celebra-se no primeiro domingo de maio.
A participação/interação das mães na vida escolar dos seus educandos é cada vez mais importante para uma educação de sucesso, com sucesso e para o sucesso. Ser mãe não é uma tarefa fácil, mas pode e deve ser muito gratificante. Atualmente, a maioria das mães trabalha fora de casa e tem de acumular esta função e todas as exigências que lhe são inerentes com a vida familiar (ser mãe, amiga, companheira, filha, irmã), o que não é nada fácil. Estar pouco tempo com os filhos e não poder acompanhar mais o seu quotidiano são fatores que preocupam muitas mães. Contudo, o amor maternal consola, assegura, aceita, protege e reconforta. O amor entre mães e filhos não vai mudar nunca!
No âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar e inserido nas práticas educativas deste estabelecimento de ensino, foram dinamizadas atividades diversificadas relacionadas com a comemoração deste dia. Assim, a EB1 em articulação com a B.E. nos dias 15 e 18 de maio, receberam as mães, para uma animada conversa. As mesmas tiveram oportunidade de participarem na apresentação da história digital, “Mãe, Querida Mãe ”, relataram experiências de vida/vivências e registaram esta participação.” Ao observar, apresentar, partilhar acontecimentos e vivências, surgiram conversas, perguntas, conteúdos e momentos significativos, de convívio e cumplicidade.
Em contexto de sala de aula, este tema foi ainda explorado pelos alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo através de poesias, canções, trava-línguas, lengalengas, ilustrações, pinturas… Cada aluno realizou ainda um presente e um postal para oferecer à mãe.
Estas atividades tiveram como principais objetivos valorizar a história pessoal, social e cultural das famílias através do conhecimento de alguns episódios e testemunhos do passado; conhecer, respeitar e valorizar a importância dos laços familiares e o papel fundamental das mães na educação dos seus filhos; estimular a aproximação da família à escola e levar os alunos a identificarem-se como membro de uma família, apreciá-la como própria e particular, a partir das observações, histórias e experiências.
As crianças participaram com alegria e entusiasmo em todas as atividades. Uma vez mais esta atividade revelou-se um sucesso.
“A educação é uma comunicação de valores vividos pessoalmente. Nós só temos uma oportunidade na vida para educar os nossos filhos. Não a podemos desperdiçar.”
EB1/JI de Teixugueira – Silvares
Sem comentários:
Enviar um comentário