terça-feira, 17 de abril de 2012

A Páscoa, em Silvares!

A Páscoa é um tempo de alegria, de celebrar o renascimento, que se traduz, ao longo dos séculos, numa multiplicidade de celebrações em diferentes culturas. Muitos dos costumes ligados ao período pascal tiveram origem em tradições pagãs relacionadas com a chegada da primavera e na celebração da Pessach, Páscoa Judaica com cerca de 3000 anos de tradição.
Para os egípcios o coelho simboliza a fertilidade e a renovação da vida. Os coelhos são dos primeiros animais a saírem das suas tocas quando chega a Primavera e reproduzem-se em grande quantidade.
Os ovos exprimem, desde há milhares de anos, a vida que recomeça. Representam com a sua forma, cores variadas e brilhantes, a luz solar e a promessa de uma vida nova. A utilização destes objetos como presentes iniciou-se na antiguidade e eram verdadeiras obras de arte.
A Páscoa em Portugal é, na generalidade uma festa cristã onde se celebra a ressurreição de Cristo e da Vida. É durante este período que se come o célebre folar da Páscoa, com os seus ovos cozidos, as amêndoas confeitadas e os ovos de chocolate.
A partir da segunda quinzena do mês de março a EB1/JI de Silvares foi preparando a chegada da Páscoa. Abordamos o significado da Páscoa, apresentamos imagens, cartazes, histórias, lendas, poesias e foram dinamizados jogos.
Exploramos contos, poesias e histórias relacionados com o tema, tais como: “Os ovos misteriosos”, “O coelhinho que não era da Páscoa”, “Tita a coelhinha diferente” e “A lenda dos Ovos da Páscoa”...
Foram realizadas cestas para as amêndoas, a partir de pacotes de leite, cartolinas, placas de espuma, diferentes materiais de expressão plástica e adereços decorativos.
Os alunos ilustraram ainda desenhos, pinturas, postais e motivos decorativos alusivos à época para decorar os placares da escola.
Contámos com a colaboração do Presidente da Junta de Freguesia, com a oferta de um pacote de amêndoas para todos os alunos.
Podemos afirmar com bastante agrado que as crianças participaram ativamente e com grande entusiasmo em todas as atividades, o que lhes permitiu facilmente fazerem as aprendizagens.
EB1/JI de Teixugueira, Silvares






Sem comentários:

Enviar um comentário