A palavra é um instrumento mágico, pois através dela podemos incutir nas crianças bem-estar, prazer, satisfação e conhecimento. Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente.
A diversidade de actividades em sala de aula, traz novos desafios, exige maior flexibilidade e empenhamento, mas proporciona aprendizagens inesquecíveis e beneficia todos os que se envolvam e se proponham a implementá-la.
Falar de animação para a leitura é falar em conseguir que as crianças adquiram o hábito da leitura com uma metodologia de jogo. São exemplos de animação para a leitura a boa selecção de fundos, o ambiente agradável e acolhedor do espaço, um diletante que tire prazer e se entusiasme com as actividades e que contagie o seu entusiasmo ao grupo, as actividades que se realizam ao apresentar um livro, as visitas de escritores ou ilustradores, a hora do conto….
No âmbito da temática “Vamos conhecer grandes compositores”, a Biblioteca Escolar, fez-se representar em Silvares pela Professora Márcia e apresentou a história “Dó e Mi descobrem Beethoven”. Após uma breve descrição do compositor Van Beethoven, a sua origem e significado do nome, foi apresentada a história acompanhada por trechos musicais. Depois da mesma ser recontada, teve lugar a audição musical, com o esquema mímico correspondente, sem a utilização da palavra. Pretendeu-se que a concentração integral se ficasse pela relação áudio - movimento em cada momento. Finalmente e em grande grupo foi realizado o jogo das cadeiras ao som de Beethoven.
É importante procurar estratégias adequadas à capacidade das crianças, nas quais esta participe livremente e se enriqueça. Utilizar a música, permite aos alunos oportunidades de se tornarem criadores activos do seu próprio processo de aprendizagem (Blair 1982).
Ninguém precisa de ser um músico para apreciar música mais profundamente e melhorar as suas habilidades orais. O desenvolvimento da oralidade é a base da aprendizagem da língua escrita.
Estamos convencidos de que é possível, potenciar nestas crianças, a frescura e espontaneidade da música, ensinar-lhes a desfrutar dela, das nossas actividades e transmitir conteúdos significativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário