“Os professores que desejam
aumentar as possibilidades de que os seus alunos acabem por adotar ou cumprir
as recomendações básicas de saúde, devem ter consciência de que a sua
influência é determinante, dado que a motivação que cada pessoa tem sobre a
própria saúde depende, principalmente, das suas experiências quando criança.”
Através das ações quotidianas,
os professores podem transmitir aos alunos a ideia de que a saúde é importante,
estando assim a criar as bases para que, quando adultos lhes seja mais fácil
cuidarem do seu bem-estar físico e mental.
A prática desportiva é
essencial para a manutenção de uma boa saúde. O tempo das atividades físicas é,
na maioria das vezes, muito esperado pelas crianças e tem muitos benefícios,
além de manter a saúde em dia e o corpo em forma, também é fundamental para o
desenvolvimento físico e mental das crianças. Os especialistas garantem que
quanto antes iniciada uma rotina desportiva, mais rápido a coordenação motora e
vida social serão desenvolvidas. Também em termos cognitivos e humanos a
criança poderá beneficiar com a prática desportiva, ao desenvolver relações,
podem tornar-se menos tímidas e mais autónomas. É um excelente meio para as
crianças exteriorizarem os seus sentimentos, e o jogo um possível espelho da
postura de cada um perante o outro e a vida.
As atividades físicas e os
jogos cooperativos promovem o desenvolvimento psicossocial, incutem
comportamentos adequados e contribuem para a formação de um ser humano mais
solidário e responsável. Assim, a EB1/JI de Silvares, para comemorar o Dia
Mundial da Saúde, dinamizou no dia 8 de abril, atividades diversificadas
relacionadas com o desporto tais como: jogos cooperativos formais e informais,
gincanas, estafetas, jogos tradicionais e jogos pré desportivos. Os jogos
incorporam diversas estruturas organizadas do meio social na sua própria
essência e, desta forma, proporcionaram aos alunos o conhecimento da dinâmica
destas estruturas (regras, valores, hierarquias, …). Nestas atividades, os
alunos usufruíram do espaço exterior para se movimentarem, tiveram mais
liberdade de expressão e atividades educativas / lúdicas para executar.
Adoraram mostrar as suas habilidades, ultrapassar obstáculos, competir e passar
por novas experiências.
Durante estas atividades, os alunos demonstraram grande participação,
interesse, entusiasmo e manifestaram comportamentos positivos de convivência em
grupo.
Através destas práticas pedagógicas, valorizamos não só as vitórias e a
competição, mas também a socialização, o cumprimento de regras, os valores, a
evolução e o progresso de cada aluno.
É importante que as crianças se convençam de que as suas ações têm
influência decisiva na sua própria saúde e na dos outros.
EB1/JI de Teixugueira
- Silvares, abril de 2013
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