sexta-feira, 19 de abril de 2013

EDUCAR PARA A SAÚDE


“Os professores que desejam aumentar as possibilidades de que os seus alunos acabem por adotar ou cumprir as recomendações básicas de saúde, devem ter consciência de que a sua influência é determinante, dado que a motivação que cada pessoa tem sobre a própria saúde depende, principalmente, das suas experiências quando criança.”
Através das ações quotidianas, os professores podem transmitir aos alunos a ideia de que a saúde é importante, estando assim a criar as bases para que, quando adultos lhes seja mais fácil cuidarem do seu bem-estar físico e mental.
A prática desportiva é essencial para a manutenção de uma boa saúde. O tempo das atividades físicas é, na maioria das vezes, muito esperado pelas crianças e tem muitos benefícios, além de manter a saúde em dia e o corpo em forma, também é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Os especialistas garantem que quanto antes iniciada uma rotina desportiva, mais rápido a coordenação motora e vida social serão desenvolvidas. Também em termos cognitivos e humanos a criança poderá beneficiar com a prática desportiva, ao desenvolver relações, podem tornar-se menos tímidas e mais autónomas. É um excelente meio para as crianças exteriorizarem os seus sentimentos, e o jogo um possível espelho da postura de cada um perante o outro e a vida.
As atividades físicas e os jogos cooperativos promovem o desenvolvimento psicossocial, incutem comportamentos adequados e contribuem para a formação de um ser humano mais solidário e responsável. Assim, a EB1/JI de Silvares, para comemorar o Dia Mundial da Saúde, dinamizou no dia 8 de abril, atividades diversificadas relacionadas com o desporto tais como: jogos cooperativos formais e informais, gincanas, estafetas, jogos tradicionais e jogos pré desportivos. Os jogos incorporam diversas estruturas organizadas do meio social na sua própria essência e, desta forma, proporcionaram aos alunos o conhecimento da dinâmica destas estruturas (regras, valores, hierarquias, …). Nestas atividades, os alunos usufruíram do espaço exterior para se movimentarem, tiveram mais liberdade de expressão e atividades educativas / lúdicas para executar. Adoraram mostrar as suas habilidades, ultrapassar obstáculos, competir e passar por novas experiências.
Durante estas atividades, os alunos demonstraram grande participação, interesse, entusiasmo e manifestaram comportamentos positivos de convivência em grupo.
Através destas práticas pedagógicas, valorizamos não só as vitórias e a competição, mas também a socialização, o cumprimento de regras, os valores, a evolução e o progresso de cada aluno.
É importante que as crianças se convençam de que as suas ações têm influência decisiva na sua própria saúde e na dos outros.

EB1/JI de Teixugueira - Silvares, abril de 2013

 






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