sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conversa com os Avós, no Jardim-de-Infância de Silvares

Os avós significam a continuidade das tradições e das memórias familiares, dos valores morais, e, são as figuras que complementam perfeitamente os pais, quer no carinho, quer na educação. Representam uma ponte entre o passado e o presente e um ponto de referência para as crianças.
Assim, as salas 1 e 2 do Jardim de Infância de Silvares em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizaram no dia 5 de junho, a atividade intitulada "Conversas com os Avós".
Foi apresentada uma poesia e canções do livro “Canta o Galo” e os presentes tiveram oportunidade de relatarem as suas experiências de vida e responderam a questões colocadas pelas crianças. Um avô e uma avó apresentaram uma pequena encenação, onde assumiram um pequeno papel relacionado com a sua infância, nomeadamente a maneira de vestir, os materiais escolares que usavam e alguns jogos que realizavam. Esta atividade teve como principais objetivos valorizar a história pessoal, social e cultural das famílias através do conhecimento de alguns episódios e testemunhos do passado; conhecer, respeitar e valorizar os avós; levar os alunos a identificarem-se como membro de uma família, apreciá-la como própria e particular, a partir dos testemunhos, histórias e vivencias.
Ao representarem e partilharem acontecimentos/vivências, surgiram conversas, perguntas, conteúdos e momentos significativos, de convívio e cumplicidade.
Os objetivos propostos para esta atividade foram atingidos, revelando-se numa mais-valia para todos os intervenientes, proporcionando oportunidades e momentos agradáveis de partilha de experiências e saberes.
“Ter netos é, para a maioria dos avós, uma boa recompensa da idade, uma oportunidade única de ver a vida de outro modo.”

JI de Silvares, junho de 2012











Sem comentários:

Enviar um comentário