segunda-feira, 19 de março de 2012

Escola Segura em Silvares

“Crescer em segurança”

As crianças frequentam espaços, que por si só, podem representar perigos, mesmo que estejam sob observação dos pais ou profissionais. É pois fundamental criar e manter um ambiente seguro para as crianças, apostando em hábitos e comportamentos seguros desde a primeira infância. Um dever em prol de um direito que está bem patente na Convenção das Nações Unidas para os Direitos da Criança.
No âmbito do Plano Anual de Atividades deste estabelecimento de ensino foi implementada e dinamizada a atividade “Escola Segura”, por uma agente de segurança da G.N.R. Esta atividade pretendeu promover uma cultura de segurança e prevenção, na defesa da integridade física e mental das crianças, para que estas possam crescer explorando o ambiente que as rodeia, controlando e correndo o mínimo de riscos possíveis: em casa, na escola, em espaços envolventes e na utilização da internet.
No que diz respeito aos conteúdos transmitidos, as aprendizagens decorreram num clima de diálogo e interação entre os intervenientes. No fim da apresentação a agente de segurança mostrou-se disponível para responder às questões que os alunos colocaram. Em contexto de sala de aula, o tema da Segurança foi explorado, através de canções, folhetos informativos, textos escritos, ilustrações, pinturas, cartazes, jogos diversos e registos.
Não podemos esquecer que as crianças pelo exemplo, consolidam aprendizagens, interiorizam conteúdos, valores e atitudes positivas. Devemos ensinar-lhes a conseguir segurança perante o risco e que desenvolvam e adquiram capacidades de conhecer a importância dos acidentes e as suas causas, que detetem os elementos à sua volta que podem ser causadores dos acidentes e que conheçam as limitações no momento de enfrentar os riscos. Saber identificar e minorar esses perigos ou intervir em caso de emergência pode fazer a diferença para as crianças e para quem cuida delas.
Nunca se esqueça que uma boa vigilância é a forma mais segura de se proteger uma criança!
EB1/JI de Teixugueira - Silvares  






Sem comentários:

Enviar um comentário