“É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado e o mais engraçado dos mundos.” (Alceu Lima)
A biblioteca escolar apresenta atualmente, um importante papel na aquisição/desenvolvimento das competências de informação, capaz de proporcionar “atividades que permitam a integração dos seus recursos na operacionalização do currículo, na promoção da leitura fomentando o gosto e os hábitos de leitura, ao mesmo tempo que se constitui como um espaço de formação dos utilizadores no acesso e utilização efetiva e crítica da informação, independentemente dos suportes em que é veiculada”.
A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura e um ambiente facilitador do intercâmbio da cultura e da experimentação. Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente.
Foi num ambiente de comunicação à volta dos livros que a E.B.1/J.I. de Silvares participou na semana da leitura. Foi possível propiciar nos alunos, mais motivação e reconhecimento social e individual face à leitura, estimulando ativamente a relação dos mesmos com os livros, histórias, textos… Cada sala de aula procurou ser um local privilegiado onde o encontro da criança com os livros se pôde concretizar de forma interativa e cativante. Novas histórias, contos, fábulas, … foram lidas, exploradas, recontadas e ilustradas. Foram ainda realizados pequenos livros de histórias, registos, textos escritos e marcadores de livros.
A Biblioteca Escolar em articulação com a escola, procurou ainda, vivenciar um encontro com a escritora Ana Maria André Martins, que de forma entusiasta apresentou o seu livro “A pintadinha” e teve a oportunidade de dar a conhecer aos mais novos, o caminho que teve que percorrer para “criar” e publicar as suas obras literárias. A escritora procurou enriquecer a imaginação e estimular a observação dos alunos numa situação lúdica e permitiu que as mesmas se apropriassem de um mundo oral e escrito. Através de vários estímulos, foram descobrindo conceitos, fixando a sua atenção, captando pormenores, ao mesmo tempo que exercitavam as capacidades de comunicarem, colocarem questões, compreenderem e participarem.
Não se esqueçam de que a leitura constitui um dos bens mais preciosos da educação. Apesar de hoje em dia termos ao nosso alcance muitas ferramentas de trabalho novas, não há nada mais valioso do que a capacidade de imaginar que cada um tem dentro de si, que com a ajuda do dom da palavra no momento exato pode levar as crianças de hoje a ser adultos felizes e realizados amanhã.
Finalizamos com uma nota de agradecimento à escritora Ana Maria André Martins por nos ter proporcionado este momento mágico.
EB1/JI de Teixugueira, março de 2012