“Amigo, é aquele que estima outra pessoa ou é por ela estimado”.
As relações de pares providenciam o florescimento de sentimentos de confiança, como é o caso proporcionado pela amizade.
Tal como o brincar, a amizade evolui de uma perspetiva mais egocêntrica para um ponto de vista onde a partilha é crucial. A ação de construção da amizade parte de um ponto de vista mais personalizado e singular, com pouca capacidade em compreender a perspetiva do outro, para a capacidade de reconhecer e cuidar da reciprocidade, partilhando e conferindo valor ao outro. Para a criança, tal como no adulto, os amigos podem assumir uma função de apoio em momentos particularmente difíceis.
No dia 14 de Fevereiro festeja-se o dia dos Namorados, celebração que não é tradicional no nosso País, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e publicidade comercial.
Mas porque não festejar nesse dia o Dia da Amizade e do Amor, fazendo surpresas para os pais, amigos e até aos professores?
Assim, no dia 14 de Fevereiro, comemoramos na EB/JI de Teixugueira - Silvares, o “O Dia dos Amigos”, com a realização de atividades diversificadas tais como: a exploração de histórias relacionadas com a amizade e partilha; composições plásticas; a realização de postais e mensagens para oferecer a um amigo, a dinamização de jogos relacionados com este tema e confeção de um bolo por sala para ementarmos num clima de festa, este dia.
Na realização do jogo do “Amigo Secreto”, foi colocado o nome de cada criança num saco e depois cada um introduziu a sua mão no mesmo, para em sorte lhe sair o nome de um colega. Nesse dia brincaram e partilharam experiências com esse amigo secreto, que por coincidência não eram os seus colegas comuns de brincadeira. Apercebemo-nos que na infância, constroem-se e prosperam-se amizades muito fortes. O brincar desempenha um papel primordial no desenvolvimento de uma criança: ter um amigo com quem brincar, pensar e “guerrear”. No fundo, talvez não se esteja a relatar mais do que o encanto de não se crescer sozinho. Amigos?
EB/JI de Teixugueira - Silvares
Sem comentários:
Enviar um comentário