segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval na EB1/JI de Teixugueira – Silvares

Chega Fevereiro, chega o Carnaval, uma das alturas preferidas do ano para os mais novos, já que é uma data onde se podem mascarar e divertir, dando azo à sua criatividade e imaginação, mas também de escolherem as suas fantasias, histórias e poderem vestir-se tal e qual os seus heróis favoritos.
Esta data é a melhor ocasião para criar um clima de diversão num espaço cheio de cor e alegria. Se alguma coisa há que entusiasma a grande maioria das crianças, são as mascaradas. Por todos os lados se veem fadas, princesas, polícias, cowboys, entre outros. Em casa, na escola, na rua…, conseguir ser uma pessoa diferente por umas horas é, certamente, emocionante.
Na nossa escola, organizaram-se actividades com propostas originais e divertidas. Decoramos a escola com trabalhos alusivos ao tema e organizamos um “desfile de Carnaval”, até ao Espaço Guimarães. Os alunos divertiram-se, participaram livremente, mascarados com fantasias por eles elaboradas, revelando alguma criatividade e originalidade, no que concerne aos adereços carnavalescos. É preciso lembrar que estamos a falar dos olhos da imaginação de crianças.
Podemos afirmar com bastante agrado que participaram activamente e com grande entusiasmo nesta actividade.  
O desfile foi um sucesso!
Seguidamente, oferecemos uma série de fotografias deste dia.

EB/JI de Teixugueira - Silvares












“Dia dos amigos”, em Silvares

Amigo, é aquele que estima outra pessoa ou é por ela estimado”.
As relações de pares providenciam o florescimento de sentimentos de confiança, como é o caso proporcionado pela amizade.
Tal como o brincar, a amizade evolui de uma perspetiva mais egocêntrica para um ponto de vista onde a partilha é crucial. A ação de construção da amizade parte de um ponto de vista mais personalizado e singular, com pouca capacidade em compreender a perspetiva do outro, para a capacidade de reconhecer e cuidar da reciprocidade, partilhando e conferindo valor ao outro. Para a criança, tal como no adulto, os amigos podem assumir uma função de apoio em momentos particularmente difíceis.
No dia 14 de Fevereiro festeja-se o dia dos Namorados, celebração que não é tradicional no nosso País, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e publicidade comercial.
 Mas porque não festejar nesse dia o Dia da Amizade e do Amor, fazendo surpresas para os pais, amigos e até aos professores?
Assim, no dia 14 de Fevereiro, comemoramos na EB/JI de Teixugueira - Silvares, o “O Dia dos Amigos”, com a realização de atividades diversificadas tais como: a exploração de histórias relacionadas com a amizade e partilha; composições plásticas; a realização de postais e mensagens para oferecer a um amigo, a dinamização de jogos relacionados com este tema e confeção de um bolo por sala para ementarmos num clima de festa, este dia.
Na realização do jogo do “Amigo Secreto”, foi colocado o nome de cada criança num saco e depois cada um introduziu a sua mão no mesmo, para em sorte lhe sair o nome de um colega. Nesse dia brincaram e partilharam experiências com esse amigo secreto, que por coincidência não eram os seus colegas comuns de brincadeira. Apercebemo-nos que na infância, constroem-se e prosperam-se amizades muito fortes. O brincar desempenha um papel primordial no desenvolvimento de uma criança: ter um amigo com quem brincar, pensar e “guerrear”. No fundo, talvez não se esteja a relatar mais do que o encanto de não se crescer sozinho. Amigos?

EB/JI de Teixugueira - Silvares