O dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, fecha a época festiva do Natal. Neste dia, festeja-se a chegada dos Reis Magos a Belém, para presentearem o menino Jesus com mirra (resina extraída da árvore do mesmo nome), em sinal de sua humanidade; incenso, para representar a divindade de Jesus; e ouro, em homenagem à sua realeza. Estes Reis Magos eram três sábios astrólogos do Oriente e chamavam-se: Melchior, Gaspar e Baltazar.
A tradição de cantar os Reis, ou as Janeiras, é muito antiga e ainda está muito presente em muitas terras portuguesas. Está nas nossas mãos preservar o que de bom as nossas tradições têm e que fazem com que nos identifiquemos culturalmente com a nossa região e cultura. Assim, o Jardim-de-infância de Silvares celebrou o dia de Reis, dialogando com os seus alunos sobre o significado desta tradição; realizando coroas, com cartolinas, pacotes de leite, cápsulas de café e adereços decorativos; construindo instrumentos musicais com materiais de desperdício; explorando imagens, lendas e histórias referentes ao tema; recolhendo canções tradicionais e cantando os Reis pela comunidade local. Durante uma semana, ouviram-se crianças a baterem às portas e a cantarem quadras alusivas às festas. As pessoas visitadas responderam com uma palavra ou lembrança de agradecimento, outros cantavam uma quadra, e os grupos avançavam para a casa seguinte.
As crianças participaram com grande entusiasmo e dedicação nesta atividade, tornando-os elementos civicamente responsáveis e culturalmente ativos.
A todos aqueles que nos acolheram e permitiram a plena concretização desta atividade, um bem-haja.
JI de Silvares, janeiro 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário