O Projecto da Escola de Silvares “A Nossa identidade”, assume-se como um documento de trabalho e de planeamento, que define, em função do projecto educativo do Agrupamento, objectivos, formas de organização, programação e avaliação das actividades. Como testemunho de uma reflexão participada, este Projecto Educativo reflectiu, inevitavelmente, uma filosofia orientadora e apresentou-se como um modelo de organização norteado por objectivos precisos.
A eficácia deste Projecto Educativo de Escola só foi possível, porque os objectivos nele delineados foram atingidos. Para isso, foi imprescindível a intervenção de todos os agentes educativos.
Proporcionar o incremento de actividades e projectos entre os diferentes níveis de educação e ensino, possibilitando às crianças outras experiências de aprendizagem e socialização; e, estimular a criança para a valorização de usos e costumes da comunidade, incentivando à pertença social e cultural, foram uns dos nossos principais objectivos.
Dá-se por terminado mais um ano lectivo. Os alunos, os pais e os professores chegaram ao fim de mais uma longa caminhada. Pastas com projectos, actividades delineadas, relatórios e avaliações dançam na nossa mente e até parece que está tudo calculado.
Antes porém, chega o momento e a emoção de implementar mais duas actividades no fim de ano lectivo: “Pequenos pasteleiros”, em que foram realizadas doces regionais de Guimarães com a colaboração de algumas mães e degustados por todos os elementos envolvidos e a “Festa de Fim de Ano Lectivo”, aberta à Comunidade Educativa.
Desce-se a cortina, depois de vários meses de esforços, de êxitos grandes e sonoros, ou pequenos e silenciosos, de progressos, de ensaios e ultrapassagem de alguns obstáculos. É o momento de colher e fazer balanço. Vivamos este tempo tão merecido com a satisfação de termos transmitido aos nossos alunos os melhores valores, conhecimento, educação…, felizes de termos dado o melhor sorriso, os nossos sonhos, dedicação, disponibilidade e muito amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário