quarta-feira, 6 de julho de 2011

Colónia Balnear com os alunos da E.B.1/J.I. de Silvares

A chegada do Verão traz consigo coisas maravilhosas e o calor convida a partilhar brincadeiras ao ar livre.
A planificação da Colónia Balnear foi um trabalho conjunto entre a E.B1/J.I. de Silvares, Encarregados de Educação, Direcção do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e Junta de Freguesia, e ao partilhar a sua organização, estabeleceram-se laços de confiança que foram a base do êxito desta actividade. De facto, é um privilégio após um ano inteiro de trabalho na sala e nas instalações do estabelecimento de ensino podermos acompanhar os “nossos alunos” a esse local tão fantástico e desejado que é a praia, mas foi também uma grande responsabilidade a aventura de acompanhá-los em mais esta descoberta.
A ida à praia é de facto uma enorme responsabilidade para os docentes e assistentes operacionais, mas tem inúmeras vantagens: para além de ser um contacto com a natureza, ajuda os alunos a terem uma visão diferente dos cuidados a ter em relação ao sol e à segurança a quando vão com os pais, estimula a autonomia e o espírito de entreajuda, visto que os mais velhos ajudam os mais novos, e assim tudo acontece com maior naturalidade.
O meio promoveu determinadas acções e facilitou a construção de atitudes que favoreceram a convivência. Foi mais um momento divertido, único e especial, que partilhamos com os “nossos alunos”.








Fim de Ano Lectivo em Silvares

O Projecto da Escola de Silvares “A Nossa identidade”, assume-se como um documento de trabalho e de planeamento, que define, em função do projecto educativo do Agrupamento, objectivos, formas de organização, programação e avaliação das actividades. Como testemunho de uma reflexão participada, este Projecto Educativo reflectiu, inevitavelmente, uma filosofia orientadora e apresentou-se como um modelo de organização norteado por objectivos precisos.
A eficácia deste Projecto Educativo de Escola só foi possível, porque os objectivos nele delineados foram atingidos. Para isso, foi imprescindível a intervenção de todos os agentes educativos.
Proporcionar o incremento de actividades e projectos entre os diferentes níveis de educação e ensino, possibilitando às crianças outras experiências de aprendizagem e socialização; e, estimular a criança para a valorização de usos e costumes da comunidade, incentivando à pertença social e cultural, foram uns dos nossos principais objectivos.
Dá-se por terminado mais um ano lectivo. Os alunos, os pais e os professores chegaram ao fim de mais uma longa caminhada. Pastas com projectos, actividades delineadas, relatórios e avaliações dançam na nossa mente e até parece que está tudo calculado.
Antes porém, chega o momento e a emoção de implementar mais duas actividades no fim de ano lectivo: “Pequenos pasteleiros”, em que foram realizadas doces regionais de Guimarães com a colaboração de algumas mães e degustados por todos os elementos envolvidos e a “Festa de Fim de Ano Lectivo”, aberta à Comunidade Educativa.
Desce-se a cortina, depois de vários meses de esforços, de êxitos grandes e sonoros, ou pequenos e silenciosos, de progressos, de ensaios e ultrapassagem de alguns obstáculos. É o momento de colher e fazer balanço. Vivamos este tempo tão merecido com a satisfação de termos transmitido aos nossos alunos os melhores valores, conhecimento, educação…, felizes de termos dado o melhor sorriso, os nossos sonhos, dedicação, disponibilidade e muito amor.





  



   





“CONVERSA COM OS AVÓS” EM SILVARES

“Os avós são um sol que ilumina em cada dia o nosso coração…”

Figuras presentes desde a nossa infância, os avós, ajudam-nos a crescer com toda a sua sabedoria, paciência e tolerância. São muitas vezes designados como os segundos pais e é justo que nos lembremos deles não só no dia dos avós, como em todos os dias do ano.
Inserida nas práticas educativas da Educação Pré-Escolar e em articulação com a Biblioteca Escolar, foi dinamizada, no Jardim de Infância de Silvares, a actividade intitulada “Conversas com os Avós”. Assim, a Biblioteca Escolar no dia 13 de Junho, acolheu os avós das salas 1 e 2 deste nível de ensino, para a consecução desta actividade. Os avós contaram histórias, apresentaram algumas brincadeiras e brinquedos da época em que eram crianças, relataram experiências de vida, e responderam a questões colocadas pelas crianças.
De salientar que esta actividade revelou-se numa mais-valia para todos os intervenientes, proporcionando momentos agradáveis de partilha de experiências e saberes. É importante desenvolver nas crianças valores como: respeito, aceitação e colaboração.
“Todos nós podemos contar a “novela” das nossas próprias vidas. E o que é apaixonante é que cada vida tem um “argumento” distinto. Assim, como cada impressão digital é única, assim o são as nossas vidas.