A criança é curiosa por natureza. As actividades de culinária desenvolvem essa curiosidade e incitam a criança a investigar, manipular, explorar e a desenvolver a sua criatividade. O que mais pode atrair os mais pequenos é tudo aquilo que possam comer e saborear com as mãos.
Para as crianças nada melhor do que saborear um delicioso brigadeiro no lanche da tarde. É só misturar chocolate em pó, leite condensado, manteiga, leite e mexer tudo muito bem durante alguns minutos. O valor nutritivo do cacau e as suas propriedades foram estudados durante séculos e foi-lhe atribuído um nome latino, theobroma cacao, que significa “manjar dos deuses”. O chocolate foi considerado, para além de um alimento, um remédio com fins terapêuticos.
A confecção dos brigadeiros de chocolate com crocantes fizeram a delícia de todos, a sua preparação foi divertida e aproveitei este momento para falar com as crianças de assuntos tão importantes como a alimentação, higiene e segurança, desenvolvendo assim competências a nível de diferentes áreas curriculares.
Nestes momentos em que os alunos estão mais receptivos e com vontade de serem autênticos pasteleiros, prestam atenção a tudo o que lhes dizemos e, assim, podemos transformar as actividades de culinária em deliciosas “oficinas de diversão e aprendizagem”.
Sem comentários:
Enviar um comentário