A criança em desenvolvimento precisa de explorar (fisicamente) o mundo que a rodeia, de experimentar com os cinco sentidos, de desenvolver a imaginação, a criatividade, a inteligência, a coordenação motora, entre outros, mas sempre em segurança.
É fundamental criar e manter um ambiente saudável para as crianças, apostando em hábitos e comportamentos seguros. É também crucial ensiná-las e alertá-las para os perigos e consequências que certos actos envolvem.
No âmbito do Plano Anual de Actividades deste estabelecimento de ensino foi implementada e dinamizada a actividade “Escola Segura”, por agentes de segurança da G.N.R. O programa Escola Segura é uma iniciativa que visa promover uma cultura de segurança e prevenção, nas escolas e espaços envolventes.
Esta actividade pretendeu ainda preparar para a defesa da integridade física e mental das crianças, para que elas possam crescer explorando o ambiente que a rodeia, controlando e correndo o mínimo de riscos possíveis!
No âmbito dos conteúdos transmitidos, as aprendizagens decorreram num clima animado de diálogo e interacção entre os intervenientes. No fim da apresentação do PowerPoint os agentes mostraram-se disponíveis para responderem às questões que os alunos colocaram.
Em contexto de sala de aula, o tema da Segurança foi explorado de forma afinca, através de canções, folhetos informativos, textos escritos, ilustrações, pinturas, cartazes, jogos diversos e registos.
Não podemos esquecer que as crianças pelo exemplo, consolidam aprendizagens, interiorizam conteúdos, valores e atitudes positivas. Devemos ensinar-lhes a conseguir segurança perante o risco e que desenvolvam e adquiram capacidades de conhecer a importância dos acidentes e as suas causas, que detectem os elementos à sua volta que podem ser causadores dos acidentes e que conheçam as limitações no momento de enfrentar os riscos. Saber identificar e minorar esses perigos ou intervir em caso de emergência pode fazer a diferença para as crianças e para quem cuida delas.
Como tal: “ Não se esqueça de dar o exemplo.”!