“Ser criança é viajar num universo de imaginação, sorrisos, brincadeiras …
Ser criança é acreditar que tudo é possível”
No dia 20 de Novembro de 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Nela, foram organizadas dez direitos que têm por objectivo garantir que todas as crianças do mundo cresçam em condições humanas mínimas, sejam protegidas e alimentadas, tenham acesso à educação escolar, à assistência médica e o mínimo necessário para um desenvolvimento sadio.
Apesar da ONU ter institucionalizado este dia a 20 de Novembro, a comemoração do mesmo vai variando de país para país. Em Portugal é festejado a 1 de Junho, apesar de todos os dias serem o dia deles.
Com o objectivo de proporcionar momentos de prazer e alegria aos seus alunos e desenvolver valores de solidariedade, de amizade e de compreensão, a EB1/JI de Silvares comemorou este dia com actividades lúdico - pedagógicas.
Em contexto de sala de aula, foram abordados os Direitos das Crianças, os alunos ilustraram desenhos, realizaram pinturas, danças, registos e jogos de exterior.
A Associação de Pais proporcionou aos alunos uma ida ao Cinema, oferecendo-lhes o bilhete. No fim do filme a organização do Espaço Guimarães ofereceu a cada criança um balão e propiciou uma visita a este espaço.
Pelo período da tarde, a Junta de Freguesia ofereceu às crianças um lanche diferente, um sumo e pão-de-leite.
Durante estas actividades, os alunos demonstraram grande participação, interesse e entusiasmo. Manifestaram comportamentos positivos de convivência em grupo, o que leva a concluir que a actividade foi muito bem aceite e apreciada por todos.